29 out Santa Catarina terá primeiro ponto de parada exclusivo para caminhoneiros.
O município de Santa Cecília, na Serra Catarinense, será sede de uma estruturapioneira no país. Foi apresentado nesta quarta-feira, em Brasília, o projeto piloto da primeira parada exclusiva para caminhoneiros. A construção, orçada em R$ 20 milhões, será erguida no quilômetro 145 da BR-116, que liga Curitiba ao Rio Grande do Sul. Concessionária do trecho, a Autopista Planalto Sul bancará a obra.
A expectativa é que as obras comecem ainda neste ano. A reunião que decidiu pela construção teve a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Fórum Parlamentar Catarinense, da Federação das Empresas de Transporte (Fetrancesc) e da Autopista Planalto Sul.
De acordo com o projeto, a área de 120 mil m² será dividida em seis blocos, cada um deles com 21 vagas de estacionamento, construídos conforme a demanda de veículos na rodovia. O local terá equipamentos para atendimento a veículos acidentados ou com algum tipo de vazamento com produto perigoso.
Além dos cuidados com a carga, a proposta é implantar atendimentos já oferecidos pelo programa SEST/SENAT, salas de apoio para a concessionária, ANTT e administração, assim como espaço para realização de eventos promocionais e palestras educativas, além de áreas de lazer.
Um dos presentes na reunião, o deputado federal Jorginho Mello (PR) comemorou a decisão. Segundo ele, o Fórum Parlamentar Catarinense já vinha cobrando da concessionária o cumprimento da Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015) e da portaria nº 944/2015, que tratam da jornada de trabalho e o descanso dos caminhoneiros.
— É uma conquista importante para os caminhoneiros que vinham reivindicando, pois vão ter mais segurança para descansar, usar banheiros decentes e ter apoio na estrada — afirmou Mello.