MOPP e outros cursos a distância para motoristas são válidos?

Neste artigo e no vídeo apresentado pelo Paulo Botelho, especialista em gestão e segurança de trânsito, falamos sobre cursos para motoristas pela internet. Este é um dos temas dos quais se tem falado muito nos últimos meses.

Uma das principais perguntas que se tem feito em nossos canais de comunicação refere-se ao MOPP e outros cursos a distância para motoristas:

Afinal, os cursos para motoristas pela internet são permitidos?

Sim! Os cursos no formato EAD estão regulamentados pela resolução 730 do CONTRAN, e neles incluem-se os cursos para motoristas.

Você sabe quais são e qual e a finalidade dos cursos especializados para condutores de veículos? Os cursos especializados são destinados a condutores de:

  • transporte coletivo de passageiros;
  • transportes escolares;
  • transporte de produtos perigosos (MOPP);
  • emergência;
  • transporte de carga indivisível.

Estes cursos têm a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução desses veículos de acordo com a regulamentação do CONTRAN.

O CONTRAN regulamentou os cursos especializados para condutores de veículos definindo sua carga horária, a grade curricular e os requisitos que os condutores devem possuir para se matricularem nesses cursos.

Cada curso especializado é constituído de 50 horas/aulas. O curso poderá se desenvolver na modalidade de Ensino a Distância através de apostilas atualizadas e outros recursos tecnológicos.

Existem empresas que trabalham na área de Ensino a Distância desde 2009, como é o caso do ICETRAN, com mais de 20 anos de mercado e há mais de 10 anos utilizando plataformas de EAD.

Cuidados que se deve tomar

Um cuidado que se deve ter é se as empresas que estão oferecendo esses cursos a distância para motoristas realmente têm autorização.

Tem sido muito comum encontrar empresas oferecendo cursos para motoristas em homologação do DENATRAN e sem ser credenciada pelo DETRAN de seu Estado.

Por esse motivo separamos 3 dicas para você verificar se uma empresa realmente está credenciada e pode oferecer o curso para você.

Dica 1: verifique se a empresa tem homologação do DENATRAN

O DENATRAN é o Departamento Nacional de Trânsito. É através dele que a empresa ganha autorização para oferecer o curso.

Qualquer empresa séria irá divulgar isso em seu site, ou pelo menos irá informar, quando solicitada, qual a portaria da homologação que permite oferecer o curso.

Dica 2: verifique se a empresa está credenciada pelo DETRAN para oferecer o curso em seu Estado

Isso é simples! A empresa pode fornecer essa portaria ou você pode consultar diretamente no site do Detran do seu Estado.

Dica 3: verifique se a empresa faz parte de alguma associação

Hoje no Brasil temos a Associação Brasileira de Entidades de Ensino a Distancia do Trânsito e Transporte (ASBEAD).

Para se associar, a empresa precisa cumprir todos os requisitos para dar os cursos.

Essas são as principais dicas para que você não seja enganado e possa fazer um curso que tenha validade.

Dúvidas frequentes sobre cursos especializados a distância

Só quem exerce a atividade sabe o quão importante é ter disponível uma plataforma a distância, sem precisar se deslocar para fora de sua cidade, bastando ter acesso à internet para ter acesso aos cursos.

Saiba agora as respostas às principais dúvidas sobre os cursos a distância para motoristas.

Quando o condutor estará apto a conduzir o veículo em que realizou o curso especializado?

Os condutores aprovados no curso especializado e os que realizarem a atualização exigida terão os dados correspondentes registrados em seu cadastro pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do estado.

A informação constará no campo “observações” da CNH.

Qual é a validade do curso especializado?

Os cursos especializados têm validade de 5 anos. Após decorrido este prazo os condutores deverão realizar a atualização dos respectivos cursos. Eles devem coincidir com a validade do exame de sanidade física e mental do condutor constantes em sua CNH.

Quais são os requisitos para realizar os cursos a distância para motoristas?

Para o curso para condutores de veículos de transporte coletivo de passageiros e para condutores de transporte escolar os requisitos para matrícula são:

  • ser maior de 21 anos;
  • estar habilitado no mínimo na categoria D;
  • não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses;
  • não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena recorrente de crime de trânsito.

Nos cursos para condutores de veículos de transporte de produtos perigosos, emergência e carga indivisível, o requisito que muda é a categoria da habilitação.

No curso de produtos perigosos você precisa estar habilitado nas categorias B, C, D e E.

No curso para condutores de veículos de emergência você precisa estar habilitado em uma das categorias: A, B, C, D ou E.

No curso para condutores de veículos de transporte de carga indivisível você deve estar habilitado na categoria C ou E.

Especialize-se agora com o MOPP e outros cursos a distância para motoristas!

Esses cursos são destinados aos condutores de veículos que exercem atividades profissionais de relevante utilidade pública. Pode ser no transporte de pessoas, na prestação de socorro ou na condução de cargas e produtos perigosos. E ainda na segurança e defesa da população.

Dessa forma, os condutores que desejarem realizar esses cursos devem estar conscientes da responsabilidade da atividade que irão desenvolver. Em contrapartida, terão maiores ganhos.

Se você tem interesse em realizar esta atividade profissional, o ICETRAN oferece o MOPP e outros cursos a distância para motoristas. Mais informações aqui. 

Fonte: ICETRAN