07 mar 7 maneiras que podem ajudar a diminuir o estresse no trânsito
Atitudes simples podem fazer uma enorme diferença para nos mantermos mais calmos e relaxados enquanto dirigimos.
Enfrentar o trânsito, sobretudo em grandes centros urbanos, pode abalar e muito o nosso estado emocional, mas também impactar a nossa saúde física. É por isso que driblar o estresse no trânsito é algo necessário para o nosso dia a dia.
Para te ajudar a relaxar, separamos algumas dicas práticas que você precisa conhecer.
O estresse no trânsito aumenta o risco de acidentes
Dirigir, quando o tráfego é intenso é uma das atividades mais estressantes que temos que enfrentar.
Nesse espaço, muita coisa pode incomodar. O excesso de veículos, congestionamentos, o barulho das buzinas são alguns exemplos que tendem a aumentar a impaciência e a irritabilidade no trânsito.
Consequência dessa pressão, aumentam também os conflitos, ganhando força nas ruas uma legião de pessoas estressadas, mal educadas, intolerantes e agressivas. Fato que piora a violência e o risco de acidentes no trânsito.
Dicas práticas para eliminar o estresse na sua rotina
Se não bastassem as brigas e xingamentos, o desgaste mental de ficar preso ao trânsito nessas condições pode gerar também prejuízos para o corpo. Os malefícios, causados pelo estresse e a ansiedade, geram doenças que podem afetar o coração, o estômago, intestino, pâncreas, até a pele e o sistema reprodutivo.
A boa notícia é que você pode combatê-los, antes mesmo que eles deem os primeiros sinais e atrapalhem a sua rotina. Vamos as dicas:
1.Tente evitar o tráfego intenso dos horários de pico
Ficar parado em meio a um congestionamento acaba criando a sensação de impotência nas pessoas, que culmina por agravar o estresse e a ansiedade no trânsito. Para evitar a situação procure se planejar com antecedência, saindo mais cedo ou mais tarde de casa. Tudo para evitar os horários onde o trânsito é mais conturbado.
2. Escolha uma playlist relaxante
Já falamos aqui no blog dos efeitos positivos da música no trânsito. Ela ajuda a relaxar e é capaz de gerar a energia que você precisa para o seu dia a dia. As melhores melodias são as mais calmas e melancólicas. Enya, Coldplay, Adele e Mozart são boas pedidas.
3. Relaxe com a ajuda da aromaterapia
Assim como a música, o efeito de alguns aromas também ajuda a aliviar os resultados negativos do trânsito. Para isso, vale apostar em odorizadores para o carro e até esfregar algumas gotinhas de óleo aromatizado nos punhos. Lavanda, baunilha e hortelã são os mais recomendados, pois ajudam a relaxar.
4. Mantenha a temperatura agradável no carro
Não é segredo para ninguém que o calor gera uma sensação bastante incômoda nas pessoas, podendo inclusive baixar a pressão e levar a desmaios. No trânsito os efeitos podem ser ainda mais negativos. Por isso, manter o ar condicionado em uma temperatura agradável é a solução ideal. Mas, procure não resfriar demais o ambiente. O efeito inverso também pode aumentar os níveis de estresse.
5. Faça seu trajeto em boa companhia
Pessoas tóxicas e negativas acabam interferindo no nosso bom humor. Portanto, procure dividir a carona com amigos e familiares que colaborem para que os bons papos e as risadas espontâneas tornem o trajeto mais gostoso.
6. Use roupas e calçados confortáveis
Dirigir com roupas e sapatos confortáveis e seguros, ajuda a aliviar o estresse no trânsito. Mas, são recomendações importantes, principalmente, para manter a sua saúde em dia. Vestimentas apertados prejudicam a circulação gerando diversos problemas, como varizes, dores nas costas, problemas digestivos e outros mais.
7. Cultive boas atitudes
Bem, se o trânsito é algo que não temos como evitar, que passemos por isso da melhor forma possível. Cultivar bons pensamentos, sorrir, dormir o suficiente, aprender coisas diferentes no carro, como assobiar uma nova melodia e descobrir um novo trajeto são exemplos que engrandecem e tornam a vida melhor. Pratique hoje mesmo!
Agora, queremos ouvir a sua opinião
Depois das dicas, queremos ouvir a sua opinião. Você também tem sofrido com o estresse no trânsito? O que tem feito para diminuir essa sensação?
Se conhecer outras estratégias que possam ajudar, divida com a gente deixando o seu comentário. Lembre-se que essa também pode ser uma forma de colaborar com a paz e a segurança no trânsito.
*Por Psico Trânsito