Dicas para não danificar seu veículo em dias de chuva

 Com o verão, os temporais e as enchentes ficam mais frequentes na região e dirigir pode se tornar um perigo. Para evitar transtornos, as oficinas mecânicas oferecem a revisão de chuva, um passo necessário e cuidadoso para manter o veículo em bom estado.

 
Em algumas mecânicas de Sorocaba, no interior de São Paulo, o número de revisões de chuva em veículos aumentou. O crescimento já era esperado, segundo alguns proprietários. “Existem alguns itens que são indispensáveis para a análise, para evitar dores de cabeça mais tarde”, explica o mecânico Rogério Paiva.
 
O procedimento pode durar algumas horas, mas evita gastos desnecessários. Rogério ainda define alguns itens que precisam ser checados:
 
– As palhetas do pára-brisa não podem estar ressecadas;
– A água do esguicho deve ter líquido desengordurante;
– As luzes das lanternas devem estar em perfeito estado;
– Os pneus não podem estar carecas;
– O sistema de freios, os desembaçadores traseiro e dianteiro devem ser verificados;
– As borrachas das portas devem estar em bom estado, para evitar a entrada de água;
– A bateria deve estar bem carregada.
 
Alagamentos
Nos casos em que a água sobe durante um congestionamento, a sugestão de Rogério é acelerar o carro ao realizar uma travessia. Assim, ele aconselha colocar em primeira marcha e seguir devagar. Ele garante que esse modo de direção evita a entrada de água pelo escapamento.
 
As mecânicas sugerem ainda que se você foi vítima de um alagamento, seja rápido na manutenção interna do veículo, já que pode ocorrer a desvalorização do carro. Rogério ainda relata que o ideal é estar atento às principais regiões alagadas e tentar evitá-las, já que os veículos têm os comandos elétricos e há possibilidades de pane geral.
 
Fonte: Globo.com