Como dirigir em vias mal conservadas

A má conservação das vias pode danificar o veículo, principalmente a suspensão e os pneus. Para evitar este transtorno, segue algumas recomendações: conduzir em velocidade compatível com a via, no caso de automóveis, cuidar para não bater a parte de baixo do veículo, pois poderá danificar o reservatório de óleo do motor. Cuidar para não bater em outros veículos, ao frear ou tentar desviar de buracos na pista. Veículos de carga não devem trafegar com excesso de peso, já que esta é a maior causa de deterioração do pavimento.

 

As motos devem ter cuidados especiais: cuidar com pedras e buracos, que podem danificar pneus e aros, além de desequilibrar as motocicletas. Se for inevitável passar por cima de um obstáculo, deve-se reduzir a velocidade, aproximar-se do obstáculo em ângulo de 90 graus, manter a motocicleta em linha reta e apoiar-se nas pedaleiras, erguendo-se um pouco do assento, amortecendo o choque com as pernas e braços semiflexionados. Depois, é conveniente conferir o estado de aros e pneus. Em caso de derrapagem, o motociclista deve segurar o guidão, não acelerar nem frear, não utilizar a embreagem, não inclinar a moto e virar levemente o guidão no sentido da derrapagem para que a aderência se restabeleça.

A posição mais segura para motocicletas passarem por trilhos e sonorizadores é (reto) transversalmente a eles, em ângulo de 90 graus. Passar em diagonal (atravessado) ou em ângulos menores poderá deslocar a roda dianteira da trajetória, provocando ziguezague e queda. Se a aproximação e o posicionamento estiverem corretos, a moto irá vibrar e balançar, sem apresentar perigo.

As motocicletas comportam-se muito melhor em superfícies que proporcionam boa aderência. Algumas condições que podem deixar uma pista perigosa e com pouca aderência são: pavimento molhado, particularmente, logo após começar a chover. Manchas de óleo na pista, estradas de terra ou acúmulos de pedregulho e areia nas estradas pavimentadas. Lama e gelo. Faixas pintadas na pista e placas de aço, especialmente quando molhadas.

Para pilotar uma moto com segurança e superfícies com pouca aderência deve-se: reduzir a velocidade antes dos pontos de baixa aderência, principalmente em curvas. Ao frear, utilizar ambos os freios, acionando o dianteiro com maior intensidade. Tomar muito cuidado com o freio traseiro que, em pistas escorregadias, provoca derrapagens. Ser muito cuidadoso para não derrapar ao acelerar, frear, trocar marchas ou fazer curvas. Para reduzir a velocidade é melhor parar de acelerar, sem frear. Ter cuidado ao passar de um tipo de piso para outro, como por exemplo, do asfalto limpo para o acostamento com areia. Trafegar sobre os rastros dos pneus dos outros veículos, onde há menos água. Evitar areia, folhas e sujeiras soltas nas laterais da pista.

Você pode fazer um trânsito melhor. Use estas dicas e torne a sua vida e a dos demais usuários do trânsito mais segura.

Fonte: Portal do Trânsito