Brasil é 4º maior vendedor de carros do mundo

No sétimo mês de 2011, o Brasil ficou na quarta colocação no ranking mundial de vendas de veículos, com 287.934 unidades comercializadas. Na comparação com o mesmo mês de 2010, quando foram vendidos 285.276 automóveis no País, a alta foi de 0,9%.

Os dados, divulgados ontem (1) pela Jato Dynamics do Brasil, mostram que a Alemanha, que agora ocupa o quinto lugar no ranking, teve crescimento de 10,6% em julho.

A Rússia, a sexta do ranking, apresentou aumento de 26,8%, porém, Índia e França que registraram resultados positivos nas vendas do semestre, tiveram queda de 7,8% e 6,7%, respectivamente, na comparação com 2010.

Os três melhores

A pesquisa aponta que o ranking dos três primeiros continua inalterado, porém, a China está agora em segundo lugar, com crescimento de 7,5% no semestre.

Os Estados Unidos conquistaram a primeira posição da lista, embora com um desempenho menor do que o dos chineses: alta de 0,9%. O Japão, por sua vez, registrou queda de 23,5% nas vendas. Ainda assim, o número de veículos vendidos (369.820 mil) no mês de julho manteve o país asiático no terceiro lugar do ranking.

“A maioria dos fabricantes japoneses divulgou produção de veículos sem muito brilho e as vendas de julho causam um certo mal estar em curso da indústria, uma vez que o país lida com uma moeda forte, lutando para se recuperar do tsunami de março e, em paralelo, enfrentam a precária economia global”, afirma o diretor-presidente da Jato Dynamics do Brasil, João Carlos Rodrigues.

Entre as três últimas do ranking, está a França, seguida da Grã-Bretanha, com queda de 3,2%, e da Itália, com queda de 11,4%.

Fonte: Correio do Estado