14 jun Denatran apresenta dados do exame toxicológico durante seminário no País de Gales.
O coordenador de Educação no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Francisco Garonce, mostrou nesta segunda-feira (12), em Cardiff, no País de Gales, dados referentes aos resultados da implementação do exame toxicológico a motoristas de ônibus e caminhões no Brasil. A apresentação ocorreu durante o 22º Encontro Científico da Sociedade de Exame Toxicológico com Cabelo, a convite da Society Hair Testing (SoHT), com o intuito de se discutir os resultados da medida tomada pelo Denatran em março de 2016.
Durante o painel, Garonce ressaltou que, apesar de representarem uma pequena parcela do total de condutores no país, motoristas de ônibus e caminhões estavam historicamente envolvidos em mais de 50% dos acidentes em rodovias federais. Esse quadro motivou o uso do exame toxicológico para renovação das licenças, e conseguiu identificar mais de 20.000 motoristas com algum tipo de droga no organismo, em seu primeiro ano de aplicação.
“A validade do exame toxicológico aplicado aos condutores brasileiros é garantida pelos parâmetros e procedimentos de uma das mais reconhecidas sociedades científicas do mundo, a SoHT", explicou Garonce.
Comparando os números de 2015, último ano antes da obrigatoriedade do exame toxicológico, com 2016, ano em que a medida passou a valer, foi constatada uma redução de 21% de acidentes, 7,3% de mortes e 4% de feridos em rodovias federais.
“Os cientistas que participam deste encontro ficaram surpresos com a grandiosidade dos números. Nós já testamos mais de 1,3 milhões de motoristas só no primeiro ano. A seriedade com que o exame toxicológico tem sido conduzido tem produzido mudanças no comportamento dos condutores e, consequentemente, reduzido a acidentalidade, principalmente nas nossas estradas. Desta forma, seguimos com mais esta ação que tem como objetivo salvar vidas, através de um trânsito mais seguro", destacou o coordenador de Educação.
Participam também representantes da Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Cingapura, China, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Rússia, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Evento – As conferências cientificas promovidas pela SoHT abordam aspectos analíticos dos exames toxicológicos feitos com cabelos, suas aplicações e interpretações de resultados, aspectos legais dos marcadores para consumo de álcool, análise de drogas usadas por motoristas, testes de proficiência, procedimentos de acreditação e controle de qualidade.
Com informações Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades