Mensagem de celular aumenta risco de acidente

Chance de colisão cresce 23 vezes durante o motorista faz digitação de SMS ao volante, segundo pesquisa

Por mais curta que seja a mensagem, enviar texto via SMS do celular enquanto dirige é um grave risco para o motorista. O envio de mensagens por SMS aumenta em 23 vezes o risco de acidente. O usos do celular já é a quarta maior causa de acidentes no Brasil.

Prática comum para oito entre dez condutores de veículos, as mensagens de SMS no trânsito são o foco da campanha da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), que alerta para os riscos de acidentes por falta de atenção.

“Quando está digitando, o motorista perde a visão frontal do carro e dos 360 graus ao seu redor. Passa a ter uma visão tubular, lá na frente, mas sua atenção maior é no visor do aparelho. Se precisar de uma resposta imediata como pisar no freio, por exemplo, não vai conseguir”, disse Dirceu Alves Júnior, chefe do departamento de medicina de tráfego da Abramet.

O vídeo da campanha usa imagens reais de acidentes (veja as fotos ao lado), que poderiam ter sido evitados se os motoristas estivessem concentrados no trânsito. Se o motorista gasta dois segundos da sua atenção em um carro a 60 km por hora, na prática ele fica dirigindo às cegas durante 34 metros.

A infração por dirigir e usar o celular custa ao motorista uma multa no valor de R$ 85,13 mais quatro pontos na carteira de habilitação. Segundo a Abramet, dirigir e digitar ao telefone não são atividades compatíveis. Para mandar um SMS, o motorista utiliza cinco regiões do cérebro, mas três delas já estão em uso na condução do carro.

Vai beber hoje, chama o Osvaldo ‘Atendo 24 horas’, diz o taxista
Há 20 anos como taxista em Rio Preto, Osvaldo Gonçalves de Lima, de 69 anos, trabalha durante à noite. Ele diz que vê todos os dias pessoas dirigindo alcoolizadas. “É muita irresponsabilidade. Quem faz isso não dá valor em nada”, afirma. Para não arriscar a vida ao dirigir carro após ingerir bebidas alcoólicas, o telefone do taxista é (17) 9774-1263. “Atendo os clientes 24 horas”.

Motorista para em vaga para idoso
As “barberagens” no trânsito não acontecem apenas nas vias públicas de Rio Preto. Até em locais fechados, os motoristas passam do limite, principalmente na hora de arrumar uma vaga para estacionar o veículo. Na foto acima, um motorista parou sua caminhonete em uma vaga para idoso, dentro de um supermercado da cidade. Segundo a legislação, a atitude pode render três pontos na carteira, infração leve, e mais multa de R$ 53.

Fonte: O Diário de S. Paulo