Motociclistas devem pilotar de capacete e viseira fechada

 De acordo com o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção é infração gravíssima, o que ocasiona em multa, suspensão do direito de dirigir e até recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 
De acordo com o chefe de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Gladson Mesquita, a multa chega a R$191,54, além de acumulo de sete pontos na carteira. Segundo Mesquita, muitas pessoas andam sem capacete ou com mais de dois passageiros na moto. “Isso acontece com mais frequencia na periferia ou interior do Estado. Nas blitze, quando identificamos o problema, o condutor é autuado”, garantiu.
 
De janeiro a novembro deste ano, o Detran aplicou apenas seis multas pela ausência da proteção para os olhos, além de 197 multas onde o passageiro estava sem capacete e 136 onde o piloto não utilizava o item. Segundo o Detran, em grande parte das vezes, quando o condutor ou passageiro vêem a autoridade, eles fecham a viseira imediatamente.
 
O motociclista José Aldo disse que já passou por situação complicada no trânsito por estar com a viseira aberta. Ele disse que certa vez, entrou um mosquito em seu olho e que por pouco ele não caiu. “No susto acabamos levando as mãos aos olhos. Por este motivo quase sofri um acidente”, contou.
 
A auxiliar de produção Lilian Bastos explicou que a viseira muito arranhada foi um dos fatores que contribuiu para um susto. A motociclista disse que a visão do piloto é muito prejudicada, principalmente a noite. “Recomendo que os condutores troquem sempre que necessário a viseira para evitar o pior. Por causa disso atravessei um cruzamento sem perceber que vinha um carro. Por pouco não fui atingida”, disse aliviada.
 
O diretor de Segurança do Trânsito Gerson Moreno afirmou que nas blitze fixas e volantes tudo tem sido checado, visando a segurança dos condutores. Moreno disse ainda que em muitos casos as pessoas são alertadas e orientadas sobre a melhor forma de conduzir. “O Detran não trabalha apenas reprimindo, pelo contrário, fazemos um trabalho educativo constante”, destacou.
 
Fonte: BV News