19 nov Os carros em 2030
Poluição, congestionamento e todos os problemas enfrentados pelas grandes metrópoles poderiam ser reduzidos significativamente com o Autonomo, um carro desenhado para rodar nas ruas em 2030. Segundo o designer industrial Charles Rattray, responsável pelo projeto, o veículo seria sustentável e equipado com inteligência artificial. Para desenvolver o projeto, o designer se inspirou na cidade de Los Angeles, famosa por seus grandes congestionamentos.
O veículo contará com um computador de bordo que monitorará e controlará o veículo. Esse sistema irá avaliar o ambiente e os objetos em volta do carro e, em tempo real, irá comunicar e antecipar os acontecimentos nas imediações. Se houver muito trânsito em alguma avenida, por exemplo, o carro será desviado para outro caminho (uma tecnologia similar a já existente atualmente em sistemas GPS).
O sistema do Autonomo irá construir uma imagem em 3D das estradas e ruas em tempo real. Nesse mapa virtual, serão incluídas tecnologias como o LIDAR (Light Detection And Ranging), que determina a distância de objetos, e o laser, que poderá ser usado para descobrir veículos distantes a mais de 200 metros à frente ou atrás do carro.
Câmeras de alta definição irão reconhecer objetos, interpretar gestos humanos e prever a trajetória de pedestres e ciclistas.
Dois transparentes painéis solares irão transformar energia solar em eletricidade. Essa energia ainda poderá ser compartilhada com outros veículos.
Fonte: Época